SOLETRAVOX

O que é o SoletraVox?

O SoletraVox é um jogo educacional criado para a versão 5.0 do sistema DosVox e que tem o objetivo de contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos ortográficos de pessoas com deficiência visual, auxiliando tanto no aprendizado de palavras desconhecidas quanto na confirmação da forma de escrita dos termos que você já conhece. Na prática, uma forma muito divertida de estudar, testar e aperfeiçoar seus conhecimentos em ortografia!

O SoletraVox foi desenvolvido pelos então alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Unisanta Leonardo Corazza, Matheus Pires e Ramon Crescenti, e foi idealizado e orientado pelo professor Alexandre Sobrino, pesquisador responsável pelo projeto. O SoletraVox conta ainda com locução de Jean Marcel e vinhetas sonoras de Flávio Medeiros. Jogo 100% nacional, com distribuição gratuita. Projeto registrado na Plataforma Brasil.

Instalação do SoletraVox e instruções gerais

Após descompactar o pacote do SoletraVox (você encontrará o link para download mais adiante), basta acessar a pasta onde o jogo foi instalado e abrir o arquivo executável (no caso desta versão, SoletraVox-v03b.exe). Ao abrir o jogo, serão apresentadas as opções N (novo jogo), P (pontuação), C (créditos) e S (sair), que poderão ser acessadas através das setas direcionais para cima e para baixo. Para escolher a opção desejada, pressione Enter.

Ao iniciar um novo jogo (tecla N), será realizado o sorteio de uma palavra, que deverá ser digitada (soletrada) pelo jogador. Caso você saiba como se soletra a palavra, basta digitá-la e apertar Enter para saber se acertou ou se errou.

Caso queira saber mais sobre a palavra sorteada pelo SoletraVox, conhecer a sua aplicação em uma frase, classe gramatical, definição, sinônimo ou simplesmente ouvi-la novamente porque se distraiu, precisou deixar o computador por um instante ou mesmo não a entendeu, pressione F1 para que seja apresentado um menu que permitirá a você a escolha das respectivas opções. Caso queira apenas ouvir a palavra novamente, você também poderá pressionar Enter antes de começar a soletrá-la.

Nesta versão de avaliação, a cada 3 palavras digitadas corretamente, o nível de dificuldade será aumentado, e as palavras ficarão mais difíceis. Ao acertar 9 palavras consecutivas, o jogador, que terá até 3 chances, vencerá a partida. E aí? Você aceita o desafio?

Lista resumida de teclas

F1 - Exibe o menu do jogo com suas opções
F2 – Estatísticas do jogo
ENTER – Finaliza a soletração da palavra e, se ainda não tiver digitado nada, simplesmente repete a palavra sorteada.
ESC – Sair do jogo

Conhecendo as teclas em detalhes

F1: Exibir menu de ajuda. Apresenta um menu com opções para auxiliar o jogador a obter o entendimento completo da palavra a ser soletrada, cujas opções são:
P – Repete a palavra
A – Aplicação da palavra em uma sentença
C – Classe gramatical da palavra (se é um substantivo, adjetivo, etc)
D – Definição da palavra de acordo com o dicionário
S – Sinônimo da palavra

F2: Exibir estatísticas
Apresenta ao jogador informações úteis sobre a performance do jogador, como quantidade de chances restantes, erros cometidos e nível atual.

ENTER: Confirmar soletração
Ao terminar de digitar a soletração da palavra, o jogador deve apertar esta tecla para confirmar, quando o resultado será apresentado. Caso nenhuma letra da palavra tenha sido digitada, essa tecla servirá como um atalho para que a palavra seja repetida, o que é especialmente útil nos casos em que o jogador não a compreendeu por qualquer motivo.

ESC: Sair do jogo
Pode ser usada a qualquer momento para sair do jogo e voltar ao menu principal. O jogador terá a opção de salvar seu progresso para continuar depois.

Ajude-nos com os testes!

Sabemos que há um longo caminho a percorrer, mas queremos que o SoletraVox seja útil e divertido para você. Por isso, pedimos que reserve algum tempo para participar da melhoria deste projeto, respondendo a algumas perguntas sobre nosso jogo. Então, por favor, escreva para nós e ajude-nos! Nosso e-mail é soletravox arroba unisanta.br.

Download do SoletraVox

A seguir, você encontrará o link para download do SoletraVox. Depois de baixá-lo e jogá-lo, pedimos que envie uma mensagem e nos diga como foi a sua experiência com o jogo. Quer nos ajudar ainda mais? Participe de um teste formal sobre o SoletraVox, escrevendo para soletravox arroba unisanta.br. Acredite: você (sim, você!) pode nos ajudar a tornar o SoletraVox ainda melhor!

Baixe aqui o jogo SoletraVox versão 0.3b (31/12/18). Atenção: este jogo é compatível com a versão 5.0 do DosVox.

Para baixar a versão 5 do DosVox, acesse o link a seguir. Importante: como se trata de um link externo, você será redirecionado para outra página e deverá retornar, se assim o desejar.

Página de download do DosVox (UFRJ)

Agradecimentos

Nossa iniciativa ficou muito melhor a partir do momento em que passamos a contar com o excepcional trabalho de locução de Jean Marcel e com as excelentes vinhetas sonoras criadas por Flávio Medeiros - dois fantásticos amigos e profissionais que aceitaram fazer parte do nosso projeto.

A equipe do SoletraVox agradece ainda imensamente a sensibilidade e a disponibilidade da Editora Hedra, cujo produto "Minidicionário Livre da Língua Portuguesa", distribuído sob a licença Creative Commons, tornou-se parte fundamental desta iniciativa. À Suzana Salama, ao autor Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida e aos amigos da Hedra, nossa gratidão.

A equipe do SoletraVox reconhece ainda o incrível suporte e assistência de Antonio Carlos Moreira, Ciro Santos, Dilma Oliveira, Gilberto Ferreira, Luiz Carlos Freitas e Silvio Roberto Gonzaga de Souza, bem como da professora Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora responsável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisanta, por toda a paciência e permanente disponibilidade.

Aviso

Acreditamos que todas as informações apresentadas neste jogo e nesta página estão corretas, mas também podemos cometer erros, de modo que não fornecemos garantias de qualquer tipo tanto para esta página quanto para o jogo em si. Uma vez identificadas, eventuais correções ou atualizações estarão disponíveis neste endereço tão breve quanto possível.

Esta página foi atualizada pela última vez em 31 de dezembro de 2018.